19 de dezembro de 2024 por Apta Digital
Durante a Fenatran 2024, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou o VW Meteor Hybrid, seu primeiro caminhão conceito híbrido.
Desenvolvido em parceria com a Suspensys, o modelo combina inovação tecnológica com foco na sustentabilidade e no transporte eficiente, sendo uma excelente opção para quem busca investir em uma atuação mais responsável e sustentável.
Neste guia da Apta Caminhões e Ônibus, vamos te apresentar todos os principais detalhes desse novo modelo. Acompanhe e fique por dentro de tudo!
De acordo com o site Mecânica Online, o modelo foi desenvolvido com um sistema que une motor a diesel e eixo elétrico, o que faz com que este caminhão tenha sido pensado para atender as necessidades do transporte rodoviário no Brasil, oferecendo, dessa forma, muito mais eficiência e muito menos impacto ambiental.
Esse caminhão utiliza automaticamente a melhor fonte de energia – seja o motor a diesel ou o eixo elétrico. Essa adaptação ocorre com base na rota e na disponibilidade da bateria, garantindo melhor desempenho em subidas, partidas com carga pesada e longas distâncias.
A apresentação do Meteor Hybrid também está relacionado com o objetivo da montadora de viabilizar, cada vez mais, a descarbonização do transporte, alinhando-se às demandas globais por soluções responsáveis para com o meio ambiente.
Veja também: 30% de desconto: VWCO anuncia parceria com empresa de energia elétrica
O sistema de tração inteligente do VW Meteor Hybrid é um dos grandes diferenciais do modelo. Ele combina um motor a diesel com um eixo elétrico auxiliar, que entra em operação automaticamente quando necessário.
Essa integração permite que o caminhão otimize o desempenho de acordo com a rota, considerando fatores como topografia e carga transportada.
Por exemplo, em aclives ou partidas carregadas, o eixo elétrico é ativado, transformando o modelo em um 6×4, o que aumenta a força trativa.
De acordo com a Revista Cultivar, por outro lado, em condições de menor exigência, o eixo pode ser elevado, o que faz com que haja um menor desgaste de pneus e torna-se possível economizar mais combustível.
Tudo isso é controlado por meio de uma tecnologia que analisa as necessidades do veículo, promovendo eficiência operacional e economia.
Existem muitos benefícios operacionais que estão relacionados diretamente com o primeiro caminhão conceito híbrido da Volkswagen. A seguir, detalhamos alguns pontos relevantes que podemos considerar sobre isso:
O sistema híbrido permite uma economia muito interessante de combustível. Estima-se que o Meteor Hybrid possa reduzir em até 10% o consumo de diesel, o que também impacta diretamente nos custos operacionais e nas emissões de CO₂.
Torna-o, assim, uma excelente opção para quem busca alternativas que reduzem custos e, ao mesmo tempo, mantenham a eficiência e a atuação robusta do veículo nas estradas.
O eixo elétrico fornece até 35% de força trativa extra nas rodas, possibilitando maior velocidade em subidas e força em partidas com reboques carregados.
Consequentemente, essa força a mais pode reduzir o tempo de viagem em operações mais exigentes e intensas.
Ao mesmo tempo em que fatores de segurança, impacto ambiental e custos são mantidos em níveis igualmente qualificados.
Veja também: Novo VW Constellation 20.480 economiza até 8% de combustível
Com o sistema de elevação do eixo auxiliar, o caminhão é capaz de evitar o desgaste desnecessário dos pneus e dos componentes mecânicos, garantindo uma vida útil mais longa.
Além disso, essa funcionalidade também é capaz de diminuir os custos de manutenção, uma vez que preserva o funcionamento qualificado do caminhão por mais tempo.
Outro ponto interessante é que o Meteor Hybrid aproveita as desacelerações para regenerar energia e recarregar a bateria.
Dessa maneira, é possível obter uma maior eficiência energética e reduzir a dependência de combustíveis fósseis. O veículo se torna muito mais otimizado e sustentável.
Uma das grandes vantagens do Meteor Hybrid é sua flexibilidade. O modelo pode operar apenas com o motor a diesel em regiões sem infraestrutura para carregamento elétrico, ou utilizar carregamento rápido em alta voltagem (CCS2) e até mesmo voltagens convencionais de 220V.
Isso significa que não haverá impeditivos para que o seu uso seja colocado em prática em diferentes cenários, o que torna o veículo bastante versátil para o dia a dia do condutor.
Leia também: VWCO apresenta novo modelo vocacional para construção civil
Sem dúvidas, o primeiro caminhão conceito híbrido da Volkswagen chegou para trazer muitas vantagens para os usuários.
E um dos pontos de destaque, da tecnologia por trás desse caminhão, é o compromisso que a Volkswagen tem com o objetivo da descarbonização.
Isso porque além de reduzir o consumo de diesel e as emissões de CO2, o modelo também tem a capacidade de operar com HVO, um óleo vegetal hidrotratado, o que permite uma redução em mais de 90% das emissões em relação ao diesel convencional.
Para que possamos compreender de uma forma prática o verdadeiro impacto dessa mudança, podemos pensar na emissão de CO2 em toneladas. Uma redução de 90% equivale a uma redução de 230 toneladas.
No agregado, esse número pode se tornar ainda mais relevante e significativo, mostrando o quanto a marca visa um futuro cada vez mais responsável.
A partir de modelos como o Meteor Hybrid, temos a oportunidade de caminhar para um futuro no transporte rodoviário que seja mais limpo, mostrando que, sim, é possível unir eficiência, flexibilidade e a responsabilidade ambiental em um mesmo projeto.
Continue nos acompanhando, aqui na Apta Caminhões e Ônibus, para mais conteúdos como este!