13 de abril de 2023 por Apta Digital
O que levar em conta na hora de comprar um caminhão, já que existem inúmeros modelos disponíveis no mercado com características semelhantes? Neste artigo, a Apta Caminhões vai te ajudar a entender um pouco mais sobre esse universo – e o que você precisa prestar atenção na hora de fechar um bom negócio.
Continue lendo e saiba mais!
Existem muitos critérios que você pode (e deve) levar em consideração na hora de comprar um caminhão. Afinal, é preciso encontrar todos os recursos que você precisa e assim viabilizar a sua operação de maneira segura, ágil e econômica.
Abaixo, separamos 6 itens indispensáveis que você precisa colocar na balança na hora de escolher a sua máquina. Veja:
A seguir, saiba detalhes de cada um desses itens e comece a elaborar a sua própria lista de critérios.
Não há como comprar um caminhão sem antes olhar para a atribuição que ele vai ter no dia a dia de trabalho. Afinal, o caminhão é uma ferramenta que vai fazer o seu negócio aumentar consideravelmente a capacidade de produção.
Caminhões baú vão ter uma função, enquanto que caminhões carroceria vão ter outra função. E ainda há muitos outros modelos, como os com baú refrigerado ou mesmo os basculantes.
Um detalhe importante é perceber que cada um desses caminhões, embora projetados para tipos de frete diferentes, podem ter o mesmo modelo de cabine e motor para as mais diversas funções. Mas nesse caso, é preciso conhecer os modelos e compará-los de perto.
Com o aumento considerável dos pedidos em lojas online, alguns tipos de caminhão se tornaram muito populares, já que são boas opções para pequenas entregas em áreas urbanizadas.
Por isso, outro critério importante que você precisa olhar na hora de comprar um caminhão é justamente o local em que ele vai rodar. Se for um caminhão para longas distâncias, é preciso ter uma boa capacidade de combustível (autonomia). Mas se for um caminhão para rodar em áreas urbanas, um modelo como o Delivery Express da Volkswagen pode ser uma excelente escolha.
Até mesmo o tipo do rodado muda de acordo com cada terreno. Os caminhões basculantes, por exemplo, vão ter um preparo mais resistente no rodado justamente para enfrentar terrenos mais difíceis, pois pode ser um caminhão para trabalho em áreas sem pavimento.
Hoje em dia, com a digitalização dos painéis, é possível embarcar muita tecnologia nos caminhões. Por isso, esse é mais um critério que você deve olhar na hora de comprar um caminhão para a sua necessidade: o potencial que a tecnologia embarcada traz para melhorar o seu serviço no dia a dia.
Até mesmo os sistemas de segurança devem ser observados, já que esse é um critério importante para motoristas que vão pegar a estrada e trafegar por áreas mais “perigosas”. Sistemas de localização via satélite, por exemplo, podem ser bem interessantes. Além da própria conexão digital via internet, que ajuda a localizar o caminhão e também oferece inúmeros outros recursos, como: desempenho do veículo, dados de autonomia, potenciais erros, avisos de manutenção, entre outras coisas.
É muito importante observar, também, o custo de manutenção da frota de caminhões que você está montando. Mesmo que seja uma frota de apenas um caminhão, saiba que os custos de manutenção devem entrar na sua planilha financeira.
Caminhões mais antigos e sem tanta tecnologia embarcada tendem a ter uma mecânica mais complicada, especialmente porque as concessionárias já não produzem mais as peças. Já os veículos mais novos, por sua vez, terão uma manutenção mais simples, caso você leve-os para uma concessionária autorizada. Afinal, todos os processos são montados de acordo com a linha de produção da empresa, além dos treinamentos concedidos para que a equipe técnica seja altamente qualificada.
Observe também a possibilidade de comprar peças de uma linha mais barata para as manutenções do seu caminhão. Se isso for possível no veículo que você quer comprar, poderá gerar economia. A Apta conta com uma linha completa de peças da linha econômica e você encontra o que o seu caminhão precisa por um menor preço, mas com boa qualidade.
Embora ainda estejam longe de serem populares, os veículos elétricos já são uma realidade há muitos anos. E a Volkswagen, visando essa revolução no mercado, já produziu o primeiro caminhão elétrico do Brasil, o e-Delivery.
Ou seja, esse é mais um critério que você pode considerar na hora de analisar que tipo de caminhão comprar para a sua operação: elétrico ou a combustão.
Tendencialmente, o mundo se voltará para os meios de transporte mais sustentáveis e eficientes, reduzindo a geração de carbono e garantindo que o planeta seja um local habitável para as próximas gerações.
Por isso, talvez valha a pena para você investir nesse tipo de equipamento e já começar a colher os frutos da eficiência e sustentabilidade.
Pode parecer estranho, mas sim: você deve olhar para a sua carteira de motorista antes mesmo de comprar um caminhão para conduzir por aí. Isso porque, é preciso ter a categoria adequada para trafegar conduzindo um veículo tão grande e pesado.
No entanto, se você tem apenas a categoria B (para carros de passeio), saiba que a Volkswagen oferece uma linha de caminhões feita especialmente para facilitar a sua vida, já que você pode conduzi-los com a categoria de veículos de passeio.
A linha de caminhões Delivery Express é feita para quem quer comprar um caminhão prático, leve, ágil, ideal para áreas urbanas – e tem apenas CNH categoria B. Ele é adequado para a legislação brasileira e para quem busca praticidade e comodidade a bordo de um caminhão com alta capacidade de carga e que, dirigindo, mais parece um carro de passeio.
Entre em contato com a Apta Caminhões agora mesmo e nós te ajudamos a escolher o seu caminhão ideal.