16 de dezembro de 2021 por Apta Digital
Para dirigir com segurança e evitar problemas no motor, é importante tomar certos cuidados com o seu caminhão. E um dos principais deles é fazer a troca regular do óleo. Ultrapassar o limite de troca estabelecido pelo fabricante pode acentuar o desgaste de componentes internos do motor.
É importante que a frequência estabelecida por cada fabricante seja seguida com o máximo de atenção possível, pois o fluido trocado dentro do prazo possibilita o correto funcionamento e não aumente o desgaste das peças, dessa forma, prolongando a vida útil do motor.
Para te ajudar com isso, vamos falar um pouco mais sobre a importância de trocar o óleo do seu caminhão e como você pode saber se já está na hora de fazê-lo. Acompanhe:
Qual é a importância da troca de óleo?
A principal função do óleo do motor é garantir que o motor funcione com o mínimo de atrito. Como há um grande número de peças em movimento constante, elas podem sofrer grande atrito, o que causa desgaste. O óleo lubrifica o contato entre as peças, fazendo com que não ocorra o mesmo nível de arrasto.
A troca de óleo é necessária pois, com o tempo, essa substância perde sua eficiência de lubrificação. Isso ocorre por vários motivos, como contaminação do óleo com resíduos do combustível, sujeira que se acumula no motor, entre outras coisas. Esse processo tende a ser mais rápido em caminhões antigos, pois suas peças já estão desgastadas e possuem menor performance.
Quando é hora de trocar o óleo do seu caminhão?
A frequência da troca de óleo depende de cada fabricante, cada operação e das condições de uso do seu veículo.
Há caminhões que realizam as trocas de óleo entre 10.000 e 50.000 quilômetros, reforçando, novamente, que esses valores dependem das especificações determinadas por cada fabricante e pela qualidade de cada óleo de motor.
É muito importante ficar atento à frequência de troca recomendada para o seu caminhão e seguir essa recomendação à risca.
Quais as principais recomendações para fazer a troca?
Primeiramente, mantenha a periodicidade. Se você esperar até o motor ter algum defeito, o custo será bem mais alto. Segundo, evite misturar produtos de marcas ou especificações diferentes, pois seus componentes podem não se misturar bem no motor.
Se o óleo atual está perto do prazo de validade, então você deve retirar o antigo ao invés de completar o nível. Misturar o produto novo com o velho não estende o prazo da troca. O que acontecerá é você ter que fazer a troca do seu óleo novo.
Agora que você tem essas informações, pode fazer a troca de óleo do seu caminhão no prazo certo com mais segurança.
E se quiser continuar recebendo mais recomendações para melhorar a conservação do seu veículo, siga a Apta nas mídias sociais e acompanhe todas as novidades!