9 de dezembro de 2021 por Apta Digital
Ao falar de segurança em veículos pesados, o sistema de freios deve receber atenção especial, tanto no que diz respeito às manutenções periódicas quanto na escolha de peças, que devem sempre seguir as especificações determinadas pelo fabricante do veículo.
Existem diferentes tipos de freio, cada um com suas próprias qualidades. Por isso, é interessante conhecer mais sobre esse sistema do seu caminhão para garantir melhor desempenho e conservação. Acompanhe e conheça os principais tipos de freios e os cuidados que deve tomar.
Dependendo do porte específico do caminhão e sua finalidade, há diferentes modelos de freio disponíveis. Veja aqui os principais deles:
Sigla para “Antilock Braking System”, este é um freio obrigatório em todos os modelos produzidos no Brasil desde 2014. Através do pedal, o ar é liberado no sistema de freio, mas não causa uma parada brusca, o que poderia levar a derrapagem e perda de controle do veículo.
Sigla para “Eletronic Braking System”, ela funciona de forma similar ao ABS, porém, mais eficiente. Ele utiliza um sistema eletrônico de freio ao invés de ar, o que causa uma parada mais rápida e eficaz.
Como o nome diz, esse é um freio que atua no motor, sendo acionado quando há uma diminuição na velocidade de marcha. Ele funciona utilizando uma válvula de escape.
Como o nome diz, esse é um sistema complementar de frenagem, usado em conjunto com um sistema principal. Eles bloqueiam a passagem de óleo das engrenagens de câmbio, diminuindo sua rotação. Geralmente, é usada em caminhões acima de 157 toneladas.
Apesar de serem utilizados com bem menos frequência, os freios a disco também fazem parte do dia a dia dos veículos pesados nas estradas. Alguns pontos positivos passam a ser considerados devido às características próprias desse sistema que dissipa o calor gerado pelo atrito para o ambiente de forma mais rápida e eficiente que outros tipos de freios, além da vantagem de apresentar menor tempo de resposta. Esse sistema vem sendo utilizado em caminhões de diferentes tamanhos e categorias
A melhor forma de manter qualquer peça do seu caminhão em bom estado é com a verificação de rotina. Mesmo freios de alta qualidade ainda precisam passar por uma manutenção para manterem a aderência. E caso já apresentem sinais de desgaste, essas inspeções vão revelar o problema com antecedência.
É fundamental equalizar a carga a ser transportada, distribuindo igualmente o peso entre os eixos e todo espaço disponível para carregamento. A distribuição da carga de forma equilibrada por todo o caminhão é um fator fundamental para o correto funcionamento do sistema de freios.
Outro fator que pode gerar impacto nos freios é exceder a velocidade em locais em que não há necessidade, dessa forma, aumentando o uso dos freios desnecessariamente e causando maior desgaste das peças.
Agora você conhece os tipos e quais cuidados tomar com os freios, que são itens essenciais para que o seu caminhão continue rodando corretamente. Lembre-se que é fundamental fazer as revisões de forma frequente, usando peças originais e de qualidade comprovada, que aumentem a durabilidade do sistema de freios e a segurança do veículo.