Blog Apta Caminhões

Venda de caminhões registrou o maior crescimento desde 2021

13 de fevereiro de 2025 por Apta Digital

No último ano, a venda de caminhões registrou o maior crescimento desde 2021, demonstrando o quanto o setor está se expandindo cada vez mais, promovendo mudanças positivas no mercado.

Apesar da competitividade elevada, esses dados mostram que, ao mesmo tempo, o setor apresenta oportunidades significativas.

Acompanhe este guia da Apta Caminhões e Ônibus para saber mais sobre o assunto!

Venda de caminhões teve maior crescimento desde 2021

O segmento de caminhões no Brasil alcançou em 2024 seu maior índice de crescimento desde 2021, o que pode representar uma recuperação significativa do mercado automotivo. 

Segundo dados da Fenabrave, divulgados pelo site Pé na Estrada, as vendas de caminhões cresceram 17,41% em relação ao ano anterior, totalizando 103.994 unidades emplacadas. 

Esses dados podem nos dar pistas sobre a retomada de diversos setores econômicos, que demandam transporte de grande capacidade, como construção civil e agronegócio, por exemplo.

Embora o ano passado tenha começado com com resultados mais discretos nos primeiros meses, isso mudou quando as vendas ganharam força no segundo semestre, com alta significativa especificamente em dezembro. 

Em dezembro de 2024, foram registradas 11.159 unidades vendidas, representando um aumento de 10,92% em relação ao mesmo período de 2023. Essa tendência positiva demonstra a importância do segmento no cenário nacional, ainda mais se considerarmos os períodos de recuperação econômica, quando o transporte de cargas se intensifica.

Veja mais: Volkswagen revela seu primeiro caminhão conceito híbrido

Volkswagen destaca-se entre os mais vendidos 

Entre as marcas que mais se destacaram em 2024, a Volkswagen entrou na lista de caminhões mais vendidos no Brasil, o que potencializa ainda mais a sua presença no setor de veículos pesados. 

Pode-se dizer que o desempenho da Volkswagen foi impulsionado por sua capacidade de adaptar os produtos às demandas do mercado, priorizando tecnologias que melhoram a eficiência operacional e reduzem o impacto ambiental. 

A inovação nos modelos e o suporte técnico oferecido aos clientes também estão por trás de sua posição competitiva.

Esse resultado não é isolado, mas parte de uma estratégia maior que conta com o fortalecimento das relações com concessionárias, melhoria na distribuição e suporte pós-venda. 

Assim sendo, a presença da Volkswagen entre os mais vendidos se relaciona diretamente com seu papel como um dos principais players do mercado de veículos comerciais no Brasil.

Leia também: Novo VW Constellation 20.480 economiza até 8% de combustível

Desempenho positivo é impulsionado por setores estratégicos

Outro ponto relevante que podemos considerar, quando levamos em conta que a venda de caminhões teve maior crescimento desde 2021, é com relação ao crescimento de setores estratégicos da economia, como construção civil, agronegócio e papel e celulose. 

Esses setores desempenharam papel fundamental na expansão da demanda por veículos pesados, ainda mais em um cenário de retomada econômica após períodos de incerteza.

No setor de construção civil, por exemplo, projetos de infraestrutura urbana e obras de grande porte podem ser os responsáveis por gerar um aumento na necessidade de transporte de materiais e equipamentos, elevando a demanda por caminhões. 

O agronegócio, por sua vez, manteve-se como um dos principais pilares econômicos do país, com safras que exigiram uma logística eficiente. 

Além de todos esses pontos, o crescimento também foi favorecido pela melhora na oferta de crédito para a aquisição de veículos pesados. Com juros mais competitivos e maior confiança no mercado, empresas e autônomos puderam investir na renovação e ampliação de suas frotas. 

Esse conjunto de fatores fortaleceu o desempenho positivo do setor, fazendo com que diferentes áreas, ao se entrelaçarem, pudessem se fortalecer e criar novos cenários para o nosso país.

Confira também: Produção brasileira de chassis de ônibus cresce 53,8% no semestre

Projeções do mercado automotivo indicam crescimento para 2025

Para 2025, as perspectivas do mercado automotivo são otimistas, com previsão de crescimento de 7% no setor de veículos, de acordo com a Fenabrave. Isso nos faz pensar em um cenário macroeconômico que, embora desafiador, apresenta sinais de estabilidade e recuperação. 

A retomada gradual da economia e o aumento da confiança dos consumidores são fatores que contribuem para o otimismo dos especialistas, fortalecendo a visão de um futuro mais positivo para o setor.

Entre os fatores que podem impactar positivamente o setor estão:

  • A redução da inadimplência;
  • Melhores condições de financiamento;
  • Incentivos fiscais para renovação de frotas. 

Além disso, a expectativa de aumento na produção agrícola e investimentos em infraestrutura tende a favorecer o mantimento desse crescimento das vendas de veículos pesados, como os caminhões da Volkswagen.

Contudo, as projeções para 2025 também consideram possíveis adversidades, como variações na taxa de câmbio, inflação e cenário político. 

Para enfrentar esses desafios, a indústria automotiva deve continuar investindo em inovação, eficiência produtiva e estratégias de mercado que atendam às demandas dos consumidores de forma competitiva. O ano promete consolidar o setor como um dos motores do crescimento econômico no Brasil.

Entretanto, por ora, podemos considerar essas projeções como hipóteses, que devem ser validadas com o tempo, para análises de mercado e tomadas de decisão no setor, visando um crescimento que seja sólido e, obviamente, saudável.

Leia mais: Volkswagen e-Delivery é um dos caminhões médios mais vendidos de 2024

Conte com a Apta nesse crescimento!

Se você deseja fazer parte desse crescimento e quer renovar a sua frota de caminhões, conte com a Apta Caminhões e Ônibus!

Estamos à disposição para te ajudar a encontrar as melhores soluções para o seu negócio, visando um crescimento sólido e sustentável.

Entre em contato conosco e continue acompanhando nossos conteúdos para ficar por dentro de tudo sobre o universo de caminhões no Brasil e no mundo!