28 de novembro de 2024 por Apta Digital
Recentemente, um dado chamou muita atenção de todo o país: Volkswagen triplica número de mulheres em operações de testes.
A área, que há alguns anos era dominada por homens, tem aberto cada vez mais espaço para que as mulheres, com seus conhecimentos e habilidades, possam tornar o dia a dia ainda mais inclusivo e igualitário.
No conteúdo de hoje aqui da Apta Caminhões e Ônibus, vamos te ajudar a entender melhor esse assunto. Acompanhe.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus tem dado passos importantes em direção à inclusão e à diversidade em suas operações, e uma das provas dessa visão inclusiva está em um ponto importante: Volkswagen triplica número de mulheres em operações de testes, de acordo com informações do Diário do Vale.
No Dia Internacional da Igualdade Feminina, a empresa anunciou um aumento muito interessante na participação de mulheres em testes de caminhões e ônibus, triplicando o número de profissionais femininas atuando nessa área.
Atualmente, elas representam 10% do total de profissionais responsáveis por avaliar e conduzir os veículos durante testes de desenvolvimento e durabilidade, um marco muito relevante para um setor historicamente dominado por homens.
Inclusive, o centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da Volkswagen conta hoje com 120 motoristas, sendo que 12 são mulheres. Esse centro está localizado no Brasil, e conta com uma frota de 300 veículos em teste.
O grupo é responsável por inúmeros testes, sendo que fazem aproximadamente mais de 100 avaliações, inclusive de testes internacionais. E em todas essas etapas, há profissionais qualificadas envolvidas e mostrando a força feminina em um setor que, antes, não possibilitaria esse tipo de abertura.
Além de ampliar o número de mulheres em sua frota de testes, a empresa também fortalece a troca de experiências entre profissionais de diferentes gêneros, promovendo um ambiente colaborativo e inovador, que deixa para trás visões que poderiam limitar a atuação e até mesmo o desenvolvimento da empresa.
Veja também: Produção brasileira de chassis de ônibus cresce 53,8% no semestre
A inclusão de mulheres no desenvolvimento de veículos representa uma grande conquista na luta pela igualdade de gênero, e isso é inegável.
Afinal, ao possibilitar a integração de mais mulheres em suas operações de teste, a Volkswagen cria oportunidades no setor automotivo e ainda quebra uma série de tabus, uma vez que essa área era, costumeiramente, associada ao público masculino.
Sendo assim, podemos dizer que esse movimento vai além do campo técnico, promovendo uma mensagem clara de que a igualdade de oportunidades é essencial para o avanço do setor e da sociedade, uma vez que a atuação feminina mostra uma força única.
Ao dar voz a essas profissionais, torna-se possível trazer à tona a diversidade de opiniões, proporcionando uma atuação que se alinha às necessidades de um mercado cada vez mais plural.
Veja mais: Volkswagen Caminhões e Ônibus divulga novo Relatório de Sustentabilidade
Além de divulgarmos que a Volkswagen triplica número de mulheres em operações de testes, nós, da Apta Caminhões e Ônibus, também estamos aqui para fortalecer a nossa posição.
Nós valorizamos o trabalho das mulheres e buscamos, a cada dia, fortalecer a presença feminina nesse setor, quebrando tabus e paradigmas que ainda as impedem de praticarem as profissões que desejam.
Que possamos espalhar essa mensagem com mais afinco! Para isso, compartilhe nosso conteúdo e vamos fortalecer ainda mais essa ideia.
Continue nos acompanhando para mais conteúdos como este.