Blog Apta Caminhões

Transporte de cargas perigosas: dicas para um transporte seguro

30 de maio de 2024 por Apta Digital

Sem dúvidas, o transporte de cargas perigosas requer bastante atenção e cuidados para que tudo flua da melhor forma e não aconteçam acidentes e contratempos durante o trajeto.

Afinal, qualquer impasse pode colocar a vida das pessoas em risco, e isso deve ser minimizado ao máximo, ao colocarmos em prática estratégias eficientes.

Pensando nisso, preparamos este guia com algumas considerações que podem ser úteis nessa sua jornada. Confira as dicas da Apta Caminhões e Ônibus e prepare-se da melhor forma!

Dicas de segurança no transporte de cargas perigosas

O transporte de cargas perigosas deve ser feito de forma cautelosa e respeitando as regras que são estabelecidas por órgãos competentes.

Ao seguir boas diretrizes, torna-se viável fazer um transporte eficiente e que promova a segurança de todos os envolvidos.

A seguir, você poderá ver as dicas que separamos para você:

1. Esteja em conformidade com as normas

O primeiro ponto que todo motorista deve considerar são as normas vigentes para uma maior segurança no transporte de cargas perigosas.

No Brasil, a principal regulamentação é a Resolução nº 5.232/2016 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que estabelece instruções sobre o transporte rodoviário de produtos perigosos, envolvendo diversos pontos, desde a classificação e embalagem até a sinalização dos veículos e a qualificação dos motoristas.

Além disso, normas complementares são fornecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Ministério da Infraestrutura, que devem ser levadas em consideração pelo motorista, pois estão relacionadas com a prevenção de acidentes e redução de riscos associados ao transporte de substâncias potencialmente perigosas.

2. Mantenha a documentação em dia

A documentação dos veículos e motoristas de transporte de cargas perigosas também precisa estar sempre em dia.

Dentre os diversos documentos necessários, podemos citar os seguintes:

  • Licenças;
  • Certificações de segurança do veículo;
  • Documentos de transporte (como a Ficha de Emergência e o Envelope para o Transporte);
  • E certificações dos motoristas.

Estar com essa documentação em dia significa que a inspeção dos veículos também está. Além disso, ter os documentos acessíveis contribui para que sejam tomadas medidas mais rapidamente caso ocorra algum acidente.

3. Faça inspeções regulares no veículo

A manutenção preventiva e as inspeções regulares são essenciais para garantir que os veículos estejam em condições seguras de operação. 

Verificações detalhadas do motor, freios, pneus e sistemas elétricos, entre outros componentes essenciais, devem ser realizadas periodicamente. Isso porque, a integridade física do veículo é uma barreira de segurança eficiente na prevenção de acidentes.

Se o veículo apresentar avarias, aumentam-se as chances de acidentes, vazamentos e outros problemas envolvendo o delicado transporte de cargas perigosas.

Na Apta Caminhões e Ônibus, você encontra o serviço completo de manutenção de caminhões. Além disso, também contamos com as nossas lojas de acessórios para caminhão, de modo que a sua frota se mantenha sempre atualizada com o que há de melhor e, assim, fique ainda mais segura.

Durante as manutenções, você pode usufruir dos nossos espaços para descanso e lazer, enquanto cuidamos da segurança e eficiência do seu caminhão. Atendemos em duas localidades em São Paulo:

  • Apta Grande São Paulo
      • Endereço: Estr. Galvão Bueno, 6597 – Jardim da Represa, São Bernardo do Campo – SP, 09842-080
      • Telefone: (11) 4359-9000 / 94310-6808
  • Apta Litoral
    • Endereço: Rua Cásper Líbero, 252 – Cidade Náutica, São Vicente – SP, 11350-160
    • Telefone: (13) 3465-2000 / (11) 94310-6808

4. Utilize os EPIs necessários

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são indispensáveis para proteger os motoristas e outros funcionários envolvidos no transporte de materiais perigosos. Dependendo da carga, os EPIs podem ser:

  • Luvas de proteção;
  • Óculos de segurança;
  • Máscaras respiratórias;
  • Roupas especiais. 

O uso adequado de EPIs minimiza o risco de exposição a substâncias perigosas, e garante que o transporte seja feito de acordo com as regras vigentes.

5. Elabore planos de emergência 

Infelizmente, acidentes podem acontecer, seja em transporte de cargas perigosas ou não. Porém, em se tratando desse tipo de transporte mais delicado, é importante que a equipe de motoristas e gestores tenham claro quais são os planos de emergência nessas situações.

Esses planos devem contar com procedimentos claros para controle de derramamentos, comunicação com autoridades locais e evacuação, se necessário. 

A preparação adequada e o treinamento em procedimentos de emergência são essenciais para minimizar os efeitos de qualquer incidente e reduzir os danos que podem ser causados por esse tipo de problema na rotina do caminhoneiro.

6. Utilize tecnologia de localização, como o RIO Box

Tecnologias como o RIO Box permitem o monitoramento em tempo real da localização da carga. Esses dispositivos ajudam na gestão eficiente da logística e aumentam a segurança ao permitir respostas rápidas em caso de desvios de rota ou comportamentos que pareçam inadequados.

Dessa maneira, é possível ter um maior controle da frota, no sentido de estar a par das ações tomadas, o que permite tomadas de decisão mais assertivas, quando necessário.

7. Atenção aos limites de volume transportado

Não podemos nos esquecer de que o transporte de cargas perigosas também precisa ser baseado no respeito com relação aos limites de volume transportado.

Afinal, qualquer falha na quantificação da carga pode levar a uma sobrecarga e aumentar as chances de vazamentos e outros problemas, inclusive na estrutura do próprio caminhão.

Portanto, é importante deixar de lado a ideia de que levar mais do que o permitido é otimizar tempo, pois isso não é uma verdade e pode, inclusive, acarretar em muitos problemas.

Afinal, levar cargas maiores pode resultar, ainda, em problemas com relação às regras e normas estabelecidas por órgãos competentes, o que pode fazer com que a sua frota receba punições, advertências e multas.

8. Invista no treinamento dos motoristas

Por fim, é importante que você também invista no treinamento dos motoristas que estão envolvidos com o transporte de cargas perigosas.

Programas de treinamento devem cobrir desde habilidades de condução defensiva até o conhecimento específico sobre o manuseio de diferentes tipos de cargas perigosas. 

Afinal, motoristas bem treinados estão mais preparados para lidar com as complexidades e os desafios associados ao transporte de materiais perigosos.

Eles precisam ter conhecimento de todas as normas e regras, além de estar a par dos planos de contingência e emergência, que citamos anteriormente.

Dessa maneira, é possível conquistar um transporte mais seguro e, inclusive, eficiente. Pense nisso e boas viagens!