8 de fevereiro de 2024 por Apta Digital
Sob a ótica da Volkswagen, o mercado de caminhões no Brasil deve crescer cerca de 15% em 2024. Isso considerando um olhar conservador sobre o potencial, especialmente quando o assunto é venda de caminhões pesados.
Neste artigo, a APTA Caminhões te ajuda a entender um pouco mais sobre esse cenário promissor no Brasil e quais são os critérios considerados para que esse aumento seja, de fato, observado na prática lá em dezembro de 2024.
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Antes mesmo de entrarmos nos dados que indicam um crescimento na venda de caminhões no Brasil em 2024, é importante entender o cenário recente em que estamos inseridos.
O mercado de caminhões no Brasil enfrentou desafios significativos em 2023, projetando um fechamento anual com queda expressiva de 24%, conforme uma revisão da Fenabrave.
Essa redução foi influenciada principalmente pela implementação das normas Euro 6, que implicaram em adaptações nos veículos e consequente elevação dos custos.
Inclusive, nós temos um artigo sobre o assunto: conheça a diferença entre o Euro 5 e o Euro 6.
Mas além disso, há outros fatores que também geraram essa queda nas vendas: o ano de 2023 foi marcado pela introdução de novas tecnologias nos caminhões, o que acarretou um aumento de até 30% no preço desses veículos, desafiando ainda mais o mercado em um contexto de retração econômica.
Ainda assim, houve sinais de recuperação no setor, evidenciados pelo aumento de 5% nos emplacamentos em julho de 2023, totalizando 8.109 unidades, em comparação a junho do mesmo ano.
Esse crescimento sutil pode ser um prenúncio de melhoria nas vendas para 2024, combinando com as recentes análises da VWCO que indicam um crescimento de 15% na venda de caminhões em 2024, puxado principalmente pela venda de caminhões pesados que vão atuar, majoritariamente, no agronegócio.
Não há como falar do mercado de caminhões no Brasil em 2024, sem mencionar a importância do agronegócio e toda a relevância que esse mercado traz para o aquecimento na venda dos extrapesados.
Afinal, você já sabe: o agronegócio brasileiro é um dos pilares da economia do país. O agronegócio no Brasil, sozinho, desempenha um papel crucial no aumento da venda de caminhões, impulsionado por um crescimento robusto de 11,3% no seu Produto Interno Bruto (PIB).
Essa expansão significativa do setor agrícola teve um impacto direto na demanda por veículos de transporte, como evidenciado em uma entrevista ao Estadão com Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO).
Alouche destaca a relação direta entre o crescimento do PIB e o aumento nas vendas de caminhões, salientando como a expansão econômica do agronegócio estimula a necessidade de veículos robustos para o transporte de produtos agrícolas.
Essa dinâmica mostra toda a importância do agronegócio como um impulsionador significativo para o mercado de caminhões no Brasil em 2024.
No entanto, nem todas as montadoras estarão prontas para entregar veículos pesados em um curto período de tempo, que é o que o mercado agrícola tende a necessitar já no primeiro semestre do ano.
A seguir, entenda como a VWCO se preparou para atender esse aumento do PIB do agronegócio.
Com a mudança da legislação da emissão e também com novas tecnologias embutidas, os caminhões ficaram um pouco mais caros em 2023.
Mas em paralelo a isso, a VWCO continuou acelerando a produção de caminhões Euro 5, garantindo preços já praticados no mercado e constituindo estoque para atender a demanda do agronegócio.
Com isso, a VWCO pode se beneficiar com a demanda do mercado, já que os caminhões pesados estarão disponíveis em apenas 30 dias – e não em períodos muito longos, o que comprometeria uma compra mais urgente.
Segundo Alouche, “Há fabricantes que só terão caminhões disponíveis a partir de março do próximo ano”. Ou seja, a VWCO, preparada para o mercado, colocou as plantas industriais para produzir e assim atender uma demanda latente já nos primeiros meses do ano de 2024.
Mas além da venda de caminhões, é possível que outras linhas também ajudem a melhorar as vendas e desenvolver o mercado por causa das eleições que acontecem em 2024.
Continue lendo e entenda o contexto.
Além dos caminhões, os ônibus da VWCO também podem ajudar no desenvolvimento de mercado, já que as eleições de 2024 podem fomentar a renovação de frotas de ônibus urbanos.
Ou seja, quem produz ônibus, como é o caso da VWCO, acaba se beneficiando disso.
Um exemplo concreto dessa tendência é a nova licitação do Programa Caminho da Escola, que resultará na produção de 5,6 mil ônibus pela planta da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) em Resende para atender a demanda do programa em 2024.
No entanto, o desenvolvimento de frotas elétricas também está ganhando espaço, embora o e-Volksbus, o ônibus elétrico da VWCO, esteja previsto para começar a circular nas ruas apenas no segundo semestre de 2024.
Esse avanço nas tecnologias de transporte sustentável faz parte de um projeto do Governo Federal, com lançamento programado para 2024, reforçando o compromisso com a modernização e a sustentabilidade no setor de transporte público.
Conte com a APTA Caminhões e Ônibus para atender a sua demanda, seja ela para atuar no agronegócio ou qualquer outro mercado de transportes no Brasil.
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