23 de novembro de 2023 por Apta Digital
A análise de peças é uma tarefa importantíssima antes, durante e depois de uma manutenção preventiva. Afinal, é na gestão das peças que mora a longevidade do seu caminhão e também a economia com manutenção, já que se deixar tudo “pra cima da hora”, com certeza, vai custar muito mais caro.
Neste artigo, a APTA Caminhões te ajuda a entender mais sobre o assunto.
Veja como fazer a manutenção e a análise de peças para o seu caminhão e como isso vai ajudar a economizar com a sua frota e com as paradas em oficinas.
Você sabe: a manutenção do seu caminhão é vital para que ele continue rodando de maneira eficiente, segura e econômica.
Isso está claro para a maioria dos motoristas, especialmente aqueles que já visitaram a APTA em algum momento e que seguem as nossas recomendações de cuidados.
No entanto, há motivos extras que você deve considerar na hora de pensar na manutenção do veículo. Como essas 6 aqui:
Continue lendo e saiba mais detalhes sobre esses itens da lista.
Depois, veja também:
Não há nada melhor do que prevenir determinadas situações relacionadas a falhas do seu caminhão.
Afinal, uma falha muitas vezes pode ser pontual, em uma única parte do veículo.
No entanto, muitas vezes essas falhas podem acontecer também de maneira conjunta. Ou seja, o problema X não é apenas o problema X. Ele indica que há problema em vários outros componentes.
E quando isso acontece, é também quando o motorista ou dono da frota sente que deveria ter feito uma manutenção preventiva antes.
Por exemplo, identificar uma falha ou uma folga em algum componente simples, muitas vezes, vai garantir que outras coisas não estraguem. Pois você consegue corrigir a tempo, sem que haja uma reação em cadeia.
Veja também como acertar na compra de peças online para o seu caminhão e ônibus.
Nada pior do que ir no mecânico corrigir um problema e descobrir que, na verdade, tem que resolver outros três ou quatro problemas além do plano inicial, não é mesmo?
Pois é. Isso pode acontecer, principalmente, com veículos que não recebem a devida análise recorrente de peças e desgastes do tempo.
Afinal, o motorista não sabe quando algo está prestes a quebrar e, quando quebra, já é tarde demais e várias coisas precisam ser trocadas juntas.
Essa análise focada na prevenção de problemas ajuda a garantir que as trocas de peças ocorram de forma diluída ao longo do ano, deixando os custos de manutenção muito mais acessíveis e sem comprometer a operação da empresa.
Os caminhões são projetados para atingir o máximo e melhor desempenho para cada tipo de atividade e terreno. E o motorista, claro, quer alcançar esse nível de desempenho prometido pela montadora.
No entanto, quando não há uma análise e gestão de peças e manutenção, o desempenho do veículo pode ser diretamente comprometido e, infelizmente, o motorista não vai receber o “pacote completo” daquilo que comprou.
E você sabe: desempenho máximo significa muito mais do que potência. Significa, também:
Identificar um desgaste cedo não é benéfico só para aquela própria peça desgastada. Mas também, para todas as outras peças que participam direta ou indiretamente daquele sistema.
Por isso, não hesite em fazer a análise adequada do desgaste de uso das principais peças do seu caminhão. Isso vai gerar uma relação de custo-benefício muito grande lá na frente e você terá um veículo sempre novo à sua disposição (mesmo que ele já tenha uma certa idade).
Ao trocar peças com antecedência ou mesmo analisar e encontrar potenciais pontos de manutenção, a segurança geral do veículo e do motorista acabam sendo beneficiadas.
E faz todo o sentido, não é mesmo? Afinal, você já pensou, se:
Pois é… muitos são os potenciais problemas que a falta de análise de peças pode trazer para o veículo e também para o motorista.
E ainda, claro, não podemos deixar de mencionar que tudo isso gera, além da segurança, outra coisa que os motoristas gostam muito: economia.
Trocar uma peça desgastada com antecedência evita desgastes em cadeia e, assim, os custos são diluídos e reduzidos.
São muitas, e todas elas devem receber uma análise técnica cuidadosa não só na hora de trocar por algum problema. Mas também, na hora de ver simplesmente se está tudo certo.
Peças do sistema de freios, suspensão, pneus, caixa de câmbio, sistema de escapamento, eixo, sistema de arrefecimento, filtros e óleos devem sempre passar por verificações.
Vai depender do tipo de pista que o motorista utiliza e também dos cuidados que ele tem com o veículo. No entanto, aquelas peças de desgaste diário geralmente precisam de uma manutenção mais rotineira.
Não necessariamente quebram, mas estragam ou gastam, como:
Conte com a APTA para buscar uma análise completa de peças e potenciais riscos do seu caminhão.
Corrija os problemas com antecedência, saiba em que estado de manutenção está o seu caminhão e dirija com mais segurança (tanto pra você, quanto para o seu caminhão VWCO).