Blog Apta Caminhões

Caminhão extrapesado da Volkswagen comemora 3 anos || Confira a trajetória do Meteor

5 de outubro de 2023 por Apta Digital

Primeiro caminhão extrapesado da marca, Meteor foi feito para ocupar a lacuna entre as linhas VW Constellation e MAN TGX; vendas surpreenderam.

O bom desempenho de vendas do Meteor pode estar relacionado ao fato de que chegou para ocupar a lacuna que existia entre as linhas Constellation, da Volkswagen, e a TGX, da MAN Crédito: Divulgação/Volkswagen

 

Em setembro de 2020, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentava seu maior caminhão. Assim, o Meteor chegou ao mercado nas versões 28.460 6×2 e 29.520 6×4. Conforme a marca, o modelo é resultado de investimentos de R$ 1 bilhão. Isso inclui a construção de uma nova estrutura na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro.

A linha conta com a manufatura 4.0, ou seja, com nível de automação que permite conectividade dos dados em tempo real. Conforme a Volkswagen, para produzir o Meteor foi preciso envolver no projeto 150 especialistas. Bem como desenvolver mais de mil peças.

O Meteor é baseado no caminhão MAN TGX, porém, com visual da Volkswagen. Herdou do modelo alemão itens como o motor D26. A nova geração do seis-cilindros em linha de 13 litros foi desenvolvida no Brasil. Segundo informações da marca, graças às atualizações houve redução de consumo em torno de 10% em relação ao motor do TGX.

Meteor tem PBCT de até 74 toneladas

Como resultado, são 460 cv de potência e 234,5 mkgf de torque. A transmissão é ZF Traxon automatizada de 12 ou 16 marchas. O Meteor 28.460 tem peso bruto total (PBT) de 28 toneladas e foca operações rodoviárias de longas distâncias na configuração com tração 6×2. Portanto, o cavalo-mecânico pode operar com semirreboques de três eixos com peso bruto total combinado (PBTC) de 48,5 a 53 toneladas.

Por sua vez, o Meteor 29.520 6×4 tem vocação para o agronegócio. Com PBT de 29 toneladas, tem motor de 520 cv de potência e 254,9 mkgf de torque. Assim, essa versão pode operar com implementos de sete e nove eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas.

Divulgação/Volkswagen Caminhões e Ônibus

Boas vendas

O desempenho de vendas do Meteor surpreendeu a Volkswagen antes mesmo do lançamento. Conforme a marca, dias antes da apresentação do modelo, 210 unidades já haviam sido vendidas. Além disso, em maio de 2022, ou seja, menos de dois anos após o lançamento, o caminhão somava 5 mil emplacamentos no mercado brasileiro.

Assim, o caminhão ingressou no ranking dos mais vendidos do País. Em maio de 2023, o extrapesado já registrava mais de 10 mil vendas. Um dos motivos pode estar relacionado ao fato de o Meteor ocupar a lacuna que havia entre as linhas Constellation, da VWCO, e TGX, da MAN.

 

Fonte: https://estradao.estadao.com.br/caminhoes/caminhao-extrapesado-da-vwco-meteor-faz-3-anos-veja-a-trajetoria/
Publicado em 04 de set, 2023.