6 de julho de 2023 por Apta Digital
O Euro 6 já é uma realidade no Brasil.
Embora o Euro 6 já esteja ativo na Europa desde 2013, em janeiro de 2023 o Brasil também colocou a norma em vigor.
Neste artigo, a Apta Caminhões vai te ajudar a entender mais sobre a diferença do Euro 5 para o Euro 6 e algumas mudanças que vão ocorrer ao longo do tempo. Seja via manutenção ou na linha de produção das grandes montadoras.
Acompanhe!
O sistema Euro 5 é um norma que estabelece os padrões máximos de poluentes emitidos pelos veículos automotores.
Ele foi um marco muito importante na Europa justamente por visar um longo prazo mais limpo, sustentável e saudável para o planeta e seus habitantes.
No entanto, o Euro 5 é apenas uma etapa de um longo processo de redução de poluentes, que tem como objetivo principal zerar a emissão.
No sistema Euro 6, sucessor do Euro 5, os limites e padrões de emissões são reduzidos drasticamente. Desde a linha de montagem, até eventuais manutenções necessárias nos veículos.
Na Europa, o Euro 6 já está em andamento desde 2013 e, de lá pra cá, muitos avanços foram feitos em pesquisa e desenvolvimento de produtos.
Tanto é que, a partir de um pensamento mais sustentável, a Volkswagen produziu o primeiro caminhão 100% elétrico do Brasil: o e-Delivery.
Inclusive, temos um artigo para você entender tudo sobre ele: encante-se com o e-Delivery da Volkswagen.
A partir do Euro 6, que está em vigor desde janeiro de 2013 no Brasil, espera-se que o nível de poluentes caia drasticamente daqui pra frente.
A seguir, saiba mais sobre as diferenças do Euro 5 para o Euro 6 e o que mudou nas novas regras.
Continue lendo para saber mais detalhes sobre as diferenças entre Euro 5 e Euro 6.
O grande objetivo da sucessão Euro 5 para Euro 6 é justamente fazer com que a emissão de poluentes seja reduzida ao máximo.
Estima-se que o Euro 6 tem a capacidade de reduzir até 77% dos níveis de emissões se comparado ao Euro 5. Ou seja, é uma redução extremamente agressiva. Especialmente porque o Euro 5 já tinha limites reduzidos de emissões permitidas.
É claro que ainda falta muito até chegar em um mundo ideal do ponto de vista de emissões. Mas com o Euro 6, muita coisa já avançou.
As principais reduções estão em:
Esses limites mais rigorosos impulsionaram o desenvolvimento de tecnologias mais avançadas para controle de emissões.
A segunda principal diferença do Euro 5 para o Euro 6 é a implementação dos sistemas SCR mais robustos.
O SCR (Redução Catalítica Seletiva) foi desenvolvido ainda na época do Euro 5. Só que de lá pra cá, muita coisa avançou na tecnologia e isso foi capaz de garantir reduções ainda maiores.
Basicamente, o catalisador, através de um reagente químico, consegue atender as emissões previstas na legislação de maneira a reduzir o NOx e transformá-lo em N2+H20, que se torna um gás inerte ao meio ambiente.
O sistema EGR é a terceira grande diferença do Euro 5 para o Euro 6. Esse sistema é tratado como Recirculação de Gases da Exaustão, de maneira que o catalisador de oxidação ajude o veículo a atingir os níveis máximos permitidos de NOx e material particulado.
Esse sistema ajuda a reduzir aquela famosa fumaça preta que sai de ônibus e caminhões antigos; e que certamente você já viu por aí enquanto caminhava pela calçada.
No Euro 5 esse sistema já estava disponível, só que com com menos avanços e, por isso, o ar ainda saía com muitas partículas e muito NOx.
A quarta grande diferença do Euro 5 para o Euro 6 é a capacidade de testes mais práticos e verdadeiros, saindo da bancada do laboratório e indo para as estradas.
No Euro 5, os testes eram feitos apenas em laboratório de maneira a comprovar a eficácia de algum sistema apenas na bancada.
Mas no Euro 6, esses processos serão aprimorados e muito mais dinâmicos, já que o objetivo é testar os sistemas em atividade, na estrada, durante o seu uso.
Esse tipo de análise é ótima para certificar que, de fato, o caminhão ou ônibus não está poluindo, permitindo avançar ainda mais em pesquisa e desenvolvimento para o Euro 7.
E a quinta grande diferença do Euro 5 para o Euro 6 fica por conta dos avanços gerais da tecnologia. Ou seja, todos os sistemas que já existiam antes, passam a continuar existindo, só que com muito mais tecnologia embarcada.
A internet e a digitalização de painéis, inclusive, ajudam a garantir mais controle para o motorista e para a montadora. As informações chegam mais rapidamente e os ajustes, pesquisa e desenvolvimento também escalam em velocidade.
Euro 5 | Euro 6 |
---|---|
De 2012 a 2022 | A partir de 2023 |
PROCONVE P7 | PROCONVE P8 |
Limite de 2 g/kWh | Limite de 0,4 g/kWh |
Com o Euro 6, é necessário 5 caminhões para emitirem a mesma quantidade de gases que um único caminhão do Euro 5.
O Euro 6 já está em vigor no Brasil desde janeiro de 2023. As normas passam da fase de recomendação para obrigação.
Antes de entrar em vigor, as montadoras tiveram tempo hábil de adaptação e ajustes no parque fabril. Ou seja, antes mesmo de janeiro de 2023, muitos caminhões já saíram com o sistema Euro 6 e já estão rodando por aí poluindo muito menos.
Inclusive, veja também a nova geração de caminhões Euro 6 Volkswagen.
O Euro 6 acabou de entrar em vigor no Brasil, mas o Euro 7 também já está por vir.
Ainda não há datas no calendário, mas há estudos e pesquisas avançadas que já permitem uma conversão de NOx em gás limpo, por exemplo. O que reduziria ainda mais a emissão de poluentes.