26 de janeiro de 2023 por Apta Digital
A importância da logística na estratégia do seu negócio está relacionada diretamente com inúmeros outros setores do projeto. Afinal, logística é, sem sombra de dúvidas, uma engrenagem que faz a economia global girar de maneira organizada, fluída e com os prazos necessários.
No entanto, quando se pensa em logística, muitas vezes se remete automaticamente a algum frete pontual ou mesmo a caminhões enormes que cortam o Brasil pelas estradas. Mas logística é tudo que envolve movimentação, planejamento e entrega de produtos. Seja em áreas urbanas, rurais ou rodovias.
Neste artigo, a Apta Caminhões vai te ajudar a entender mais sobre a importância da logística na estratégia do seu negócio. Continue lendo.
Em linhas gerais, a importância da logística na estratégia do seu negócio é tão grande quanto a importância de qualquer setor interno, como o financeiro, por exemplo. Afinal, a equação é muito simples: se não houver logística, não haverá negócio, já que ela é amplamente responsável por fazer a engrenagem da economia girar.
Com os caminhões e os ônibus da Volkswagen e até mesmo os lançamentos VWCO para 2023, é possível ter uma ampla visão de como a área da logística é grande e com muitas vertentes. Inclusive, a nova geração de caminhões e ônibus VW Euro 6, focada em sustentabilidade e menos emissões, faz com que a logística possa ser cada vez mais dinâmica e viável no longo prazo.
Abaixo, veja como a logística impacta diretamente no seu negócio – mesmo que você não dependa exclusivamente de ter um caminhão ou um ônibus.
Atender bem o cliente final nem sempre está 100% no controle de quem produz. Afinal, a distribuição e a venda no sistema PDV, ou Sistema de Ponto de Venda, fazem parte da cadeia que nem sempre pode ser totalmente controlada.
Por isso, investir em tecnologia e desenvolvimento de frotas é importante, já que o cliente, lá na ponta final, será o maior beneficiado disso tudo e a sua empresa certamente alcançará resultados ainda melhores. Afinal, uma empresa sem um cliente satisfeito não tem vida longa.
Se você tem uma indústria ou mesmo uma empresa na linha econômica primária, de produção, é importante ter uma logística inteligente e capacitada. Afinal, sem logística adequada, fica difícil produzir e cumprir os prazos. Prazos, esses, que interferem diretamente na ponta final da cadeia, que é o cliente final.
Com os caminhões da linha Delivery da VW, por exemplo, a sua frota pode trafegar sem limitação por rodízio em centros urbanos. E assim, a sua cadeia produtiva não precisa sofrer grandes alterações devido a limitação da logística.
Toda a sua empresa passa a trabalhar de maneira muito mais competente, organizada e funcional a partir do momento em que a logística está funcionando corretamente e com todos os prazos em dia.
Sem uma logística organizada, com rotas de entrega e distribuição planejadas e com margens de segurança nas máquinas, é muito difícil obter o máximo de rendimento de um parque fabril, por exemplo.
Afinal, as máquinas precisam de suprimentos, já que sem eles, não há como produzir. Além disso, o espaço físico de armazenagem geralmente será limitado e, sem uma coleta adequada para escoar mercadorias, a solução muitas vezes é frear a produção.
A logística impacta em absolutamente tudo em um negócio.
Supply Chain nada mais é do que uma expressão em inglês que remete à “cadeia de suprimentos”. Basicamente, a partir da cadeia de suprimentos se pode ter um controle muito maior sobre as necessidades da empresa com base em marketing, funcionários, financeiro, atendimento ao cliente e muitas outras áreas.
Para a logística, o Supply Chain é importantíssimo já que é uma área que integra todos os setores a partir de uma rede adequada, controlada e organizada de logística. Se pode ter informações e insights privilegiados para geração de novos negócios ou produtos a partir dos dados do Supply Chain, por exemplo.
Supply Chain é a cadeia logística completa que um produto passa até chegar ao seu destino final.
Mesmo que a sua empresa seja de setores que não demandam entregas ou coletas a todo momento, ainda assim, a logística tem um papel muito importante. Afinal, a logística está presente em praticamente qualquer tipo de negócio – inclusive os digitais.
Uma das áreas afetadas pelo setor logístico, por exemplo, é o marketing. Embora não pareça ter relação, saiba que tem. Veja abaixo como isso é possível.
O marketing trabalha para encontrar alternativas de posicionamento de mercado e diferenciação para o consumidor. Para Kotler (1993), “marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”.
Para que essa “criação e troca de produtos e valores” aconteça, algum nível de logística há de existir. Nesse caso, criar um bom prazo de entrega pode ser um diferencial a ser explorado no marketing da empresa.
Em empresas com logística direta aplicada à cadeia econômica, onde é preciso distribuir para vender, é possível que o marketing encontre ideias para promover um produto. Por exemplo, aqueles produtos há muito tempo parados no estoque ou mesmo aqueles com prazo de validade apertado.
No caso de e-commerces, alguns bônus de logística podem ser usados, por exemplo, para oferecer frete grátis para determinados produtos online. Desta forma, aproveitando a logística para estimular a compra.
E ainda, o marketing pode utilizar a logística ou os processos logísticos para ter inúmeras ideias de novos produtos e novos negócios. Até porque a logística oferece muitas oportunidades para entender a cadeia produtiva e assim agregar ainda mais valor a um produto, por exemplo.
Não há como fugir da logística quando o assunto é engrenagem econômica ou performance em um negócio. A logística estará sempre ali, presente e necessária.