20 de outubro de 2022 por Apta Digital
Entender onde caminhão não pode circular vai ajudar você a ter um melhor desempenho com a sua frota. Afinal, ao circular no lugar errado com seu caminhão, algumas penalidades podem ocorrer e muitas vezes isso acaba inviabilizando o trabalho.
A grande maioria dos centros urbanos de alto fluxo de veículos tem algum tipo de rodízio que obriga o cidadão a deixar o carro, moto ou caminhão em casa. Esse tipo de alternativa ajuda a manter a cidade mais organizada, onde todos podem ir e vir. Além disso, ajuda a evitar que o ar fique ainda mais poluído durante o dia.
No entanto, quais alternativas usar caso você tenha que trabalhar com o seu caminhão? Como planejar uma rota adequada e não perder fretes? Neste artigo, a Apta Caminhões vai te ajudar a entender mais sobre onde caminhão não pode circular.
Continue lendo!
Caminhão não pode circular em locais fechados e devidamente sinalizados com placas: um caminhão com um X por cima. Esse tipo de placa geralmente vai ser encontrada em vias estreitas, residenciais, com revestimento inadequado para veículos pesados e alguns locais populosos.
No entanto, o caminhão também não pode circular em vários outros contextos dentro de uma cidade, como o contexto de rodízio. Essa é uma prática antiga e adotada pela grande maioria dos centros urbanos organizados. Afinal, sem rodízio, não haveria espaço para todo mundo e o trânsito ficaria ainda mais complicado.
Em São Paulo, por exemplo, existe a Lei 12.490/1997, que proíbe veículos de trafegarem em determinado dia da semana, de acordo com as suas placas. No entanto, o texto da Lei é bastante ajustado, com algumas exceções que vamos entender ainda neste texto.
O mais importante a se entender sobre o assunto é que, se você for trafegar com o seu caminhão em cidades como Porto Alegre, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e outras, é preciso estar atento a essa limitação. Caso contrário, você poderá ser multado e até perder pontos na carteira.
Por isso, onde caminhão não pode circular é algo que deve ser levado em consideração na hora de planejar a sua rota com segurança e viabilidade. Multas e perda de pontos em carteira por conta disso serão prejudiciais para o seu trabalho/negócio.
Existem muitos limites relacionados ao tráfego com caminhões em grandes cidades e centros urbanos. Afinal, os caminhões ocupam muito espaço, são pesados e muitas vezes sequer cabem em determinadas ruas para fazer uma entrega, carga ou descarga.
Por isso, outro ponto que você precisa considerar sobre onde caminhão não pode circular, é esse: há também limites para fazer carga e descarga. Isto é, você deve observar as leis da cidade em questão para entender quando – e se – você pode realizar carga e descarga em determinada via. Essa limitação geralmente é organizada através de horários específicos para carga e descarga.
Há também as restrições de estacionamento que devem ser respeitadas. Isto é, muitas vezes o caminhão até pode circular em determinada via. No entanto, com limitações para paradas. Seja para rápida carga ou descarga ou para estacionamento permanente por mais horas.
Ao entender onde caminhão não pode circular, você entende que existem algumas regras importantes que devem ser seguidas para não tomar multas ou perder pontos na carteira. O rodízio de caminhões, por exemplo, é uma observação importante a se fazer antes de planejar a sua rota.
Em São Paulo, ela funciona através da Lei 12.490/1997 e não vale apenas para caminhões. Mas sim, para todos os veículos. Afinal, o objetivo é manter o trânsito organizado e o mais fluído possível.
Em São Paulo, o rodízio leva em consideração o final da placa. Mas também, horários. Veja abaixo:
As placas são as seguintes:
Aos finais de semana e feriado, não há restrição de circulação.
Sim, há exceções na regra que organiza os rodízios de caminhão, carro e moto. Em São Paulo, por exemplo, os veículos que não se enquadram no rodízio são os seguintes:
No entanto, para poder circular de maneira livre, esses veículos devem obrigatoriamente fazer o seu cadastro no CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Caso contrário, são passíveis de multa também.
O VUC é um tipo de veículo extremamente interessante para quem trabalha com transporte em centros urbanos. Trata-se de um veículo urbano de carga, mas que se enquadra nas leis de rodízio e portanto pode circular normalmente.
A Volkswagen, por exemplo, tem o Delivery Express como modelo de VUC para você fazer coletas e entregas de maneira ágil e segura em grandes centros urbanos.
O Delivery Express é um caminhão desenvolvido para quem busca flexibilidade e agilidade em entregas urbanas. Ele pode ser dirigido com carteira categoria B e possui todos os requisitos para se enquadrar como um VUC dentro das leis de rodízio.
Veja alguns dados técnicos do Delivery Express:
O Delivery Express é ideal para quem procura um caminhão fácil de dirigir e que não tem restrições para trafegar em perímetros urbanos. Inclusive, muitas vezes parece que você está dirigindo um carro de passeio, de tão fácil que é conduzir o Delivery Express por áreas urbanas.
Você pode adquirir o Delivery Express de acordo com a sua necessidade de carga. Isto é, você pode comprá-lo tanto com baú fechado quanto com carroceria seca aberta. Conta com ar condicionado, trio elétrico, coluna de direção com multi regulagem, bancos com altura ajustável e muitos outros itens de conforto e segurança.
Entre em contato com a Apta Caminhões agora mesmo para conhecer e testar o Delivery Express e fuja das restrições de rodízio em centros urbanos.