14 de abril de 2022 por Apta Digital
A calibragem dos pneus de caminhão é um dos critérios mais importantes para manter a boa dinâmica e segurança do veículo. Afinal de contas, toda a estrutura do caminhão precisa dos pneus para rodar de maneira adequada e sem consumir muitos recursos.
Neste artigo, entenda a importância de manter uma boa calibragem dos pneus de caminhão. Além disso, veja como fazer essa calibragem e quais critérios considerar. Acompanhe!
A calibragem dos pneus do caminhão garante que o motorista faça uma viagem muito mais tranquila. Além disso, outros fatores técnicos e até financeiros estão totalmente relacionados à quantidade de ar que tem dentro dos pneus do caminhão.
Esses fatores impactam diretamente na vida útil do caminhão, além de garantir a integridade física dos pneus. Por isso, é de suma importância que a calibragem seja feita regularmente, e da maneira correta.
Entenda os motivos pelos quais a calibragem correta e rotineira é indispensável no dia a dia do caminhoneiro:
A segurança do veículo é um dos fatores primordiais para uma calibragem constante e regular. Isso porque quando o pneu está calibrado adequadamente, ele consegue fazer o caminhão rodar no seu mais alto nível de desempenho. E a segurança está totalmente ligada a isso.
Um pneu mal calibrado irá colocar a integridade do caminhão em risco. Além de que as chances de que um acidente ocorra são muito maiores, obviamente.
Dirigir um caminhão com pneu calibrado é muito mais fácil. Afinal, a dirigibilidade aumenta muito, fazendo com que o motorista possa assumir muito mais o controle da direção. O caminhão tem respostas mais precisas.
Logo, conduzir o veículo por rodovias se torna mais fácil. Além disso, as manobras em lugares pequenos, como interior de cidades, se tornam mais práticas. Tudo isso com o simples ato de manter os pneus calibrados.
Pois pare e pense: se o pneu é o que sustenta praticamente todo o caminhão, ele precisa estar preparado para esse impacto – tanto no sentido do peso do caminhão, quanto com relação ao terreno que ele irá rodar.
Para rodar adequadamente, o caminhão precisa dos pneus. Quanto mais “em dia” os pneus estiverem, mais eficiente será a condução daquele veículo. Seja ele grande ou pequeno.
A redução de custos da frota está totalmente relacionada com a calibragem dos pneus. Um pneu mal calibrado pode fazer o caminhão gastar mais combustível. Além disso, pode fazer o caminhão ter um desgaste maior de peças e componentes.
Pneu calibrado é economia de dinheiro no fim do mês. Os fretes passam a ser mais lucrativos. Principalmente observando um cenário de longo prazo.
Sendo assim, cometer o equívoco de negligenciar a necessidade de calibrar o pneu pode fazer com que diversos prejuízos de curto, médio e longo prazo comecem a aparecer. Ou seja, o que hoje pode parecer uma “otimização de tempo”, mais tarde poderá acarretar custos, além de aumentar o risco de acidentes.
Até aqui já entendemos que a calibragem dos pneus de caminhão é fundamental para manter o veículo seguro, rentável e eficiente. Mas como deve ser feita essa calibragem, visto que cada veículo é diferente?
Veja algumas dicas:
A inspeção diária é fundamental. Ou seja, o motorista precisa observar todos os dias como está a calibragem do pneu. Criar uma rotina diária de análise é muito importante para garantir a segurança e eficiência do caminhão.
Isso deve acontecer antes de você iniciar viagem. Para assim garantir que tudo esteja dentro dos conformes.
O motorista pode calibrar o caminhão no lugar mais perto do ponto de partida da próxima viagem. Pode ser no posto de combustível ou em uma concessionária. O importante é manter o equilíbrio do pneu.
Não deixe para fazer isso quando já estiver na metade da viagem. Aqui, a procrastinação não cabe, pois ela poderá provocar acidentes e prejuízos que já mencionamos neste artigo.
Portanto, se não há como calibrar o pneu antes da partida, já programe na sua rota a primeira parada que será feita – o mais rápido possível – para conseguir calibrar adequadamente.
E ainda, outro fator determinante para calibrar o pneu do caminhão é estudar o terreno em que o caminhão vai trafegar. Calibragem para asfalto é diferente de calibragem para estrada de terra ou cascalho.
Esteja atento aos detalhes e você terá um caminhão seguro e eficiente para o trabalho do dia a dia. Verifique a sua rota com atenção e análise quais são os terrenos que você irá percorrer. Além de sempre avaliar o peso da carga para garantir que nada saia da linha.
Aqui na Apta Caminhões nós gostamos de trazer as dicas de ouro para que você possa ter a melhor viagem possível. Afinal, queremos que você se sinta seguro e pronto para o seu importante trabalho, caminhoneiro.
Por isso, siga as recomendações dadas ao longo deste conteúdo e não se esqueça: em caso de dúvidas, converse com um de nossos especialistas para que possamos lhe dar ainda mais detalhes sobre a calibragem dos pneus de caminhão.
Assim você investe nos seus resultados, segurança, agilidade e qualidade do serviço.